19 de julho de 2009

ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM FOCO NA GESTÃO DO CONSELHO DE CLASSE

FOTO:Marcos Lima p/ Nova Escola
No dia oito de junho de 2009, Diretores, Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos e equipe da Semec, participaram do Encontro de Formação com foco na Gestão do Conselho de Classe. O encontro foi ministrado por Maria Maura Barbosa, Coordenadora Pedagógica da formação de gestores escolares do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac). As discussões possibilitaram a compreensão de que o Conselho de Classe só terá sentido se configurado como um espaço de reflexão em que se discute não só as dificuldades de ensino e aprendizagem, mas também a adequação dos conteúdos curriculares, as metodologias que estão sendo empregadas, o desempenho do coletivo da própria escola bem como das ações que rompam com as finalidades classificatórias seletivas a que tem servido os Conselhos de Classe atual.

Maura Barbosa ministrando a palestra
Coordenadora Creuza Rabelo registrando pontos relevantes!

Olhares atentos dos Diretores, Vice-diretores e Coordenadores Pedagógicos

DA REFLEXÃO PARA A AÇÃO

A reunião do Conselho de Classe da Escola Geraldo Pedro Sarmento ocorreu nos dias 6,7 e 8 de Julho e foi composta por três momentos:
  • Levantamento dos resultados do bimestre quanto às faltas, rendimento, hipóteses de escrita, quadro síntese a partir dos dados levantados ao longo do bimestre, casos individuais que necessitam de ações coletivas.

  • Discussões coletivas a partir dos indicadores referidos. Estabelecimento de metas e ações para superação das dificuldades encontradas, buscando desprendimento de todos os envolvidos, mudança de postura, organização e compromisso.

  • Realização e acompanhamento das ações definidas anteriormente objetivando o sucesso dos alunos nos bimestres seguintes (no decorrer do 3ª bimestre).

Análise e discussão do gráfico geral das hióteses de escrita (Educação Infantil)

Análise e duscussão do gráfico geral do rendimento dos alunos do Ensino Fundamental

Discussão coletiva a partir dos indicadores

Apresentação das mestas discutidas e definidas pelos professores

Leia Também:

Conselho de Classe: Um Ritual Burocrático ou Um Espaço de Avaliação Coletiva? da professora Sandra M. Zákia da faculdade de Educação da USP

Carta da professora Clarice a uma colega onde ela sugere uma série de estratégias para se ter um Conselho realmente participativo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Conselho de Classe ocorre ao final de cada bimestre, tem a duração de três ou quatro dias e conta com a presença dos professores, Coordenadores, Vice-diretor e Diretor da escola. É um momento para análise dos avanços dos alunos, do desempenho dos professores e da equipe escolar, onde o Diretor é mediador e tem a missão de conduzir a reunião de Conselho de forma democrática, usando sempre o bom senso para resolver situações de conflito, que possam surgir e não perdendo de vista o resgate da auto-estima dos alunos. É necessário que todos os envolvidos sejam conscientes de que a escola deve ser um espaço de ensinar e aprender.Nesse sentido a Escola Geraldo Pedro Sarmento está de Parabéns pelo brilhante trabalho, junto aos professores."O Conselho de Classe, a meu ver, ganhará sentido se vier a se configurar como espaço não só possibilitador da análise do desempenho do aluno e, mais, do desempenho da própria Escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar (professores e outros profissionais, alunos e pais), como também de proposição de rumos para a ação, rompendo-se com as finalidades classificatórias e seletiva a que tem servido."

Creuza Rabelo disse...

A SEMEC(Secretaria de Educação)está preocupada com a qualidade da educação oferecida para as crianças,jovens e adultos do Municipio. Por tanto organizou e sistematizou uma formação em Conselho de Classe para Rede de Ensino objetivando a utilização do mesmo como espaço de analise das atividades pedagógicas oferecidas aos discentes paragominenses.